segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Diabetes e atividade física



Porque a atividade física é importante para o paciente diabético?
Resp: O paciente diabético tipo 2 ou não insulino dependente, tem como principal alteração no metabolismo a resistência insulínica, isto é, a insulina produzida pelo pâncreas desse paciente é incapaz de metabolizar a glicose de maneira adequada para sua subseqüente utilização como fonte de energia ou seu armazenamento. O principal local de gasto de energia no nosso corpo são os músculos, responsáveis por 30 a 70 % do gasto de energia do organismo.Com a prática de atividade física a utilização da glicose, açúcar, como fonte de energia passa a não ter uma dependência tão intensa da ação da insulina, tendo seu transporte para o interior das células musculares, para formação de energia, facilitada através de alterações que ocorrem no interior das células, secundárias a pratica de atividades físicas.Conseqüentemente quando retiramos a glicose da corrente sanguínea, reduzimos seus níveis circulantes, então melhorando o metabolismo da glicose. Alem disso também iremos ajudar na perda de peso e na melhora do funcionamento do sistema cardiovascular, resultados já conhecidos com a prática da atividade física.

Qual o tipo de atividade física devo praticar?
Resp: A atividade física tem que respeitar a capacidade fisica e cardiovascular do paciente. Após terem sido observados esses aspectos, a atividade fisica tem que ser iniciada de maneira progressiva e sempre respeitando os limites individuais do paciente. A atividade fisica ideal tem que ser funcional sem deixar de ser PRAZEROSA!

Quais os cuidados devo tomar ao realizar atividades físicas?
Resp: SEMPRE VERIFIQUE A GLICEMIA ANTES DE INICIAR A ATIVIDADE FISICA!O principal cuidado é com o nível de glicose no sangue. Nunca inicie uma atividade fisica se sua glicemia estiver abaixo de 70 mg/dl ou acima de 200 mg/ dl. Preste atenção às quedas de glicose, hipoglicemias, que podem ocorrer durante, logo após ou até mesmo horas após o término da pratica de atividades físicas.Converse sempre com seu médico pois poderá ser necessária uma adequação da dieta e dos remédios que estão sendo utilizados

FONTE: Buscasaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário